sábado, 24 de janeiro de 2009

Angola, país imenso!


No sul podemos verificar o imenso país que é Angola, não pelas riquezas bárbaras que algumas mentes neo-colonizadoras tentam imaginar e alvitrar, mas pela diversidade cultural e ocupação do território que aqui se verifica.
A partir de uma cidade sobrepovoada como é o Lubango, constatei a enorme e estimulante realidade daquilo que verdadeiramente nos envolve. Tendo que trabalhar não só na cidade principal da província da Huíla, mas também nos municípios periféricos, verifiquei que ao contrário do que acontece noutros países, inclusive Portugal, o interior não está desertificado e mais, encontra-se povoado com diferentes etnias, dialectos, tradições e costumes, constituindo o verdadeiro património de Angola: As pessoas!
Basta sair do raio urbano da cidade 20 km para verificarmos avassaladoramente como é ocupado a maioria do território e quanto é diferente da maioria da população, que se refugiou da guerra numa cultura suburbana e disforme com o seu exponencial máximo na problemática Luanda.
Viver e constatar o choque do fim da guerra e o imenso desenvolvimento que isso gerou na vida destas primitivas culturas, com uma tribal forma de vida, representa uma experiência única.

Sem comentários: